Voos passados


NORBERTO LOBO
19 janeiro 2015
Conservatório Regional de Música de Vila Real


JOZEF VAN WISSEM
7 fevereiro 2015
Salão Nobre dos Paços do Concelho


TÓ TRIPS
19 março 2015
Biblioteca Municipal de Vila Real


JENNIFER CASTLE
21 abril 2015
Centro Cultural Regional de Vila Real


PEIXE
21 maio 2015
Parque Corgo


JP SIMÕES
23 outubro 2015
Museu da Vila Velha


WEYES BLOOD / SEAN NICHOLAS SAVAGE
20 novembro 2015
Arquivo Distrital de Vila Real


EMMY CURL
12 dezembro 2015
Museu de Arqueologia e Numismática


JOSEPHINE FOSTER
10 abril 2016
Biblioteca da UTAD


FILHO DA MÃE
6 maio 2016
Torre de Quintela


KIMI DJABATÉ
5 junho 2016
Arquivo Municipal de Vila Real


CASTELLO BRANCO
10 setembro 2016
Jardim do Centro CUltural Regional de Vila Real


CHUCK JOHNSON
18 setembro 2016
Capela do Espírito Santo (UTAD)


DEREK GRIPPER
16 outubro 2016
Capela de Arroios

19-01-2015
Norberto Lobo, Conservatório Regional de Música de Vila Real


Foi a 19 de janeiro o primeiro voo deste Pássaro, com o guitarrista lisboeta Norberto Lobo a apresentar o seu mais recente disco, ‘Fornalha’, considerado pela crítica especializada como um dos melhores discos de 2014.
Este primeiro espetáculo realizou-se no auditório do Conservatório Regional de Música de Vila Real, localizado bem no centro histórico da cidade atravessada pelo Rio Corgo.
Durante mais de uma hora o público transmontano foi embalado pela impressionante paleta sonora criada pelas mãos de Norberto Lobo, terminando o espetáculo absolutamente rendido ao talento e simpatia de um nos mais importantes nomes da música moderna portuguesa.
O espetáculo realizou-se com a parceria do Conservatório Regional de Música de Vila Real e apoio da Câmara Municipal de Vila Real, Teatro de Vila Real, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Associação Académica da UTAD, Quinta do Paço e Traga Mundos.

07-02-2015
Jozef van Wissem, Salão Nobre dos Paços do Concelho


O segundo voo deste Pássaro, e o primeiro nome internacional, aconteceu a 7 de Fevereiro com o holandês Jozef van Wissem a apresentar o seu mais recente disco, ‘It Is Time For You To Return’. O emblemático Salão Nobre dos Paços do Conselho foi o local escolhido para a acolher o espetáculo, de cariz gratuito.
Van Wissem é conhecido pela belíssima música ao alaúde e que lhe valeu já a Palma de Ouro de Cannes pela melhor banda-sonora, graças ao excelente trabalho de composição para o filme do realizador Jim Jarmusch, ‘Only Lovers Left Alive’.
Este espetáculo contou com parceria da Câmara Municipal de Vila Real e apoio Teatro de Vila Real, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Associação Académica da UTAD, Quinta do Paço e Traga Mundos.

19-03-2015
Tó Trips, Biblioteca Municipal de Vila Real


Com Março chega o terceiro tomo do Ciclo Pássaro, e com ele o regresso de Tó Trips a terras transmontanas: após a fulgurante atuação com Dead Combo na décima edição do Festival Rock Nordeste, o guitarrista português apresentou-se desta vez a solo, trazendo na mala o seu mais recente trabalho, ‘Guitarra Makaka’.
Não sendo um espaço com tradição neste tipo de eventos culturais, o auditório da Biblioteca Municipal mostrou-se um local ideal para acolher a quase centena de pessoas que se deslocaram no final de tarde de domingo para se deliciarem com a mestria de Tó Trips nas seis cordas.
Neste espetáculo, além da parceria com a Biblioteca Municipal de Vila Real e apoio da Câmara Municipal de Vila Real, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, AssociaÁ„o Académica da UTAD, Quinta do Paço e Traga Mundos, o Ciclo Pássaro garantiu a parceria do Teatro de Vila Real como coprodutor para o resto do ciclo, assim como o apoio da Universidade FM.

21-04-2015
Jennifer Castle, Centro Cultural Regional de Vila Real


Em Abril o Pássaro pousa bem no centro da cidade, usando o Centro Cultural Regional de Vila Real para acolher o segundo nome internacional do Ciclo, e o primeiro Pássaro no feminino: A canadiana Jennifer Castle encantou os presentes com a sua bela voz e um concerto baseado no seu mais recente trabalho discográfico, ‘Pink City’.
A doce Jennifer Castle encheu o coração dos espectadores presentes, no concerto mais orientado para a voz até à data do Ciclo Pássaro. Um excelente som resultante da acústica da sala comprovou a capacidade da mesma para receber eventos semelhantes e dinamizar um espaço normalmente dedicado ao ensino sénior. Ficou também a promessa de um regresso a terras transmontanas numa próxima oportunidade.
Este espetáculo contou com parceria do Centro Cultural Regional de Vila Real, coprodução do Teatro de Vila Real e apoio da Câmara Municipal de Vila Real, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Associação Académica da UTAD, Universidade FM, Quinta do Paço e Traga Mundos.

21-05-2015
Peixe, Parque Corgo


Maio encerrou a primeira fase do Ciclo Pássaro com um concerto num formato ligeiramente diferente dos anteriores: a convite do Município, o Ciclo Pássaro foi inserido na Semana da Juventude de Vila Real. O guitarrista ex-Ornatos Violeta, Peixe, regressou a Vila Real para apresentar o mais recente disco, ‘Motor’, num concerto de entrada livre e sem limite de lotação.
Um Pássaro muito especial realizado no Parque Corgo, próximo do campo de desportos, numa iniciativa em colaboração com o Município de Vila Real. Entrada livre, um belíssimo sol e a simpatia de Peixe encerraram a primeira fase do Ciclo Pássaro.
Este espetáculo contou com parceria da Câmara Municipal de Vila Real, coprodução do Teatro de Vila Real e apoio da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Associação Académica da UTAD, Universidade FM, Quinta do Paço e Traga Mundos.

23-10-2015
JP Simões, Museu da Vila Velha


Após um período de férias o ciclo de música Pássaro regressou a 23 de Outubro, e não haveria melhor maneira de celebrar a rentrée do que com o regresso do enorme JP Simões a Vila Real.
O entusiasmo pelo espetáculo do artista, desta vez a actuar numa das salas de exposição do belo Museu da Vila Velha, era palpável. E foi uma casa cheia que recebeu JP Simões e teve o prazer de ouvir, em primeira mão, um alinhamento exclusivo e dedicado a canções a figurar no próximo disco do guitarrista, sem lançamento previsto até a data. Houve ainda tempo para visitar algum do fundo de catálogo da longa carreira de Jp, incluindo a 'Lenda do Homem Pássaro', dedicada à ocasião.
Este espetáculo contou com parceria do Museu da Vila Velha, coprodução do Teatro de Vila Real e apoio da Câmara Municipal de Vila Real, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Greengrape, Altodouro.com, O Revelador, Transa - Cooperativa Cultural, Universidade FM, Quinta da Levada e Traga Mundos.

20-11-2015
Weyes Blood e Sean Nicholas Savage, Arquivo Distrital


E ao sétimo espetáculo pela primeira vez o Ciclo Pássaro recebeu não um, mas sim dois artistas na mesma noite. Em tour conjunta pela Europa e com apenas duas datas em solo nacional, a 20 de novembro o pop sleazy do canadiano Sean Nicholas Savage e a doçura indie folk da norte americana Weyes Blood encheram o palco de uma das salas com mais carisma da cidade de Vila Real, o Auditório do Arquivo Distrital de Vila Real, deixando no ar uma sensação quase de nostalgia.
Este espetáculo contou com parceria do Arquivo Distrital de Vila Real, coprodução do Teatro de Vila Real e apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Câmara Municipal de Vila Real, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Greengrape, Altodouro.com, O Revelador, Transa - Cooperativa Cultural, Universidade FM, Quinta da Levada e Traga Mundos.

12-12-2015
Emmy Curl, Museu de Arqueologia e Numismática


Oito voos num ano. O ciclo pássaro encerrou a programação de 2015 no dia 12 de Dezembro. O local escolhido para receber este espetáculo final foi o Museu de Numismática de Vila Real, com a talentosa vilarealense Catarina Miranda — conhecida no mundo da música por emmy Curl — a subir ao palco para apresentar o seu mais recente disco, 'Navia', e assim fechar com chave de ouro o ano deste Pássaro.
Este espetáculo contou com parceria do Museu de Numismática de Vila Real, coprodução do Teatro de Vila Real e apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Câmara Municipal de Vila Real, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Greengrape, Altodouro.com, O Revelador, Transa - Cooperativa Cultural, Universidade FM, Quinta da Levada e Traga Mundos.

10-04-2016
Josephine Foster, Biblioteca da UTAD


06-05-2016
Filho da Mãe, Torre de Quintela


05-06-2016
Kimi Djabaté, Arquivo Municipal de Vila Real


10-09-2016
Castello Branco, Jardim do Centro Cultural Regional de Vila Real


18-09-2016
Chuck Johnson, Capela do Espírito Santo (UTAD)


16-10-2016
Derek Gripper, Capela de Arroios